Gorda!


Por que essa palavrinha incomoda tanto? Por que não estar dentro dos 'padrões' fazem tantas pessoas se esconderem do mundo ou se sentirem pior do que o mais imundo ser?

Conheço inúmeras pessoas que estão acima do peso (pouco ou muito), pessoas com obesidade mórbida. Pessoas que se aceitam com o peso que tem e pessoas que se acham horrendas por estarem acima do peso.

E antes de conhecer todas elas, eu me conheço e desde sempre convivo com pessoas cruéis que adoram discriminar e outras que tentam mascarar o preconceito. Confesso que tenho trabalhado arduamente com a minha mente pra ensiná-la que ser gordo é apenas uma condição que pode ser mudada, e que meu tamanho não influência na ética, na moral tão pouco tem poder sobre a inteligência.

Ainda que para muitas pessoas os comentários não incomodem tanto, acho que assim como eu, muitas pessoas se sentem mal. Não adianta cobrir o sol com a peneira, algumas pessoas se aceitam, outras nem tanto e quem de nós não gostaria de ter um corpo sarado?

Sou gorda e isso é um fato, tem dias que me sinto a mulher mais linda do mundo, assim como tem dias que me sinto o Ó do borogodó e sei que toda mulher magra ou gorda passa por isso. Afinal, independente do peso, somos mulheres! (Hormônios: caso de amor e odio!)

Embora auto confiantes não adoramos estar acima do peso, estarmos fora do 'padrão' nos faz carregar um peso ainda maior do que aquele mostrado na balança, somos discriminadas e em várias situações as pessoas acham que ser gordo é ser seboso, preguiçoso, comer desesperadamente, ser relaxado e sabemos que isso não é verdade, mas carregamos esse fardo. Pagamos um alto preço por estarmos acima do peso, preço que não gostamos de pagar, gostaríamos de pagar numa blusa ou num sapato novo, mas infelizmente nossa sociedade hipócrita mostra que estarmos GORDA é estarmos fora!

Todos os dias pago esse preço, e confesso que talvez eu já não me veja magra e nem corro mais atras disso. Me sinto mal quando tentam me ofender? Claro! Assim como ficaria se me chamassem de burra, só que minha satisfação é muito maior ao receber um elogio por minha alegria, sensibilidade e inteligência. O que não podemos é enfiar a cabeça no buraco e acharmos que o espelho é nosso inimigo! Temos inúmeras qualidades, infelizmente pelo nosso tamanho, nem todos estão dispostos a nos conhecer e ver as coisas boa que temos, nos julgam pelo tamanho no nosso manequim sem se importar com o que realmente somos ou pensamos, então a melhor coisa a fazermos é dar o nosso melhor aos que já nos conhecem e querem bem.

Gorda não é nome nem sobrenome ! Antes de estar nessa condição: GORDO, somos gente! Temos direitos e deveres como todos os outros, temos sentimentos e merecemos respeito e devemos sempre respeitar. Sofreremos preconceito assim como os negros, os nordestinos, os altos, os baixos, ou seja, não somos os únicos a pagar um preço por ser diferente. Mas isso não é eterno, tudo muda o tempo todo, antes de tentar mudar o exterior, a principal mudança deve acontecer dentro de nós. Nos amar e amar a Deus, afinal somos o templo Dele. Nosso corpo, alma e espírito foi Ele quem deu. Que possamos aceitar nosso sorriso e sorrir para nós, aceitarmos nosso olhar e que ele seja iluminado como nossa alma deve ser, aceitar nossa fragilidade por que é Deus quem nos fortalece, aceitar que todos nós temos algo a dar seja bom ou ruim e quem vai definir isso somos nós.

Aceitar não é se conformar, mais é olhar bem la no fundo e perceber que não precisamos de rótulos como garrafas de vinho, mas que com o tempo podemos ter o sabor tão apurado e a sutil diferença que ele tem.

Atitude é a palavra de ordem pra 2011!

4 comentários:

Cristiane disse...

Querida Dy...
Todos nós temos algo que nos incomoda, e achamos que se ñ tivéssemos seríamos melhor mas é tudo ilusão .Você me conhece e sabe que tenho um corpo que todos consideram bonito, porém p/ mim esta faltando muita coisa rs, e eu já pensei em mudar muita coisa mesmo .Já teve época de querer colocar prótese de silicone de 300 ml em cada lado kkkk, já pensei tb em arrancar a pinta do meu nariz ( aquela q odeio) e p/ piorar minha afilhada me pergunta se a pinta é pq sou bruxa... " crianças" Hô sinceridade que fere kkkk. A grande verdade que isso não é só mania de mulheres, conheço homens assim , só que nós mulheres somos mais sinceras em falar, e os homens pelo machismo não falam, mas conheço alguns que imitam até o corte de cabelo do Reynaldo Gianecchini.O ser humano nunca está satisfeitos com " nada", nem c/ corpo, situação financeira, etc. Na nossa vida sempre queremos mais e mais.
A sociedade somos nós, se a gente aprender a se amar e não dar crédito p/ que o vizinho da direita ou esquerda fala, vamos mudar muita coisa, mas é preciso começar a mudar dentro de nós mesmos pq qdo a gente se aceita realmente do jeito que somos, não há nenhuma palavra contra nossa pessoa que vire seta, esta é a verdade. E acredito que é isso que Deus espera de nós. Costumo dizer para todos uma coisa.
A educação Física nada mais é, do que dar valor a coisa mais importante que Deus nos deu,” A VIDA”. Cuidar do corpo não é pecado, cuidar da mente não é querer ser melhor que ninguém, é zelar pelo presente divino que é passar por esta terra desviando ao máximo possível das efermidades que a vida nos traz. Porém --> Tudo com moderação . ( Bay Cris* )

Bjs amiga!

Cristiane disse...

Esqueci de dizer...AMEI SEU TEXTO! MUITO BOM..COMO SEMPRE rs,rs.

Angela disse...

Amei seu texto!!!
Dá uma olhada neste aqui http://firmesnapalavra.blogspot.com/2010/10/verdadeira-beleza.html escrevi pensando numa amiga que tem algumas deficiências físicas mas foi fundamental na minha vida.
Bjs

Lonne disse...

Amar a si mesmo é o maior passo... Parabéns pelo texto.

me visite no meu espaço http://lonnegoerk.blogspot.com/

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Obrigada por estar aqui!